Boa noite, leitores 🙂
Pois bem, hoje trago-vos uma review do livro que acabei mais recentemente. É algo que costumo fazer 99% na rede Goodreads, mas será a primeira vez que trarei essa mesma review aqui para o blog. Para vocês.
Como irão constatar, as minhas “opiniões” acabam por ser não muito profundas ou detalhadas, e isso acontece por não querer estar, de algum modo, a influenciar a leitura ou não, de um livro que vocês até poderiam estar a equacionar comprar. São opiniões ligeiras e que tentam tocar em quase todos os aspetos da obra… Quase…
Mas vamos lá:
Foi ontem à tarde que acabei de ler mais um vicioso livro de S.J. Watson, o Segunda Vida, depois do seu thriller de estreia: Antes de Adormecer (e que foi adaptado para o cinema – vê o trailer aqui). E, meu Deus!!!
Estava eu à espera de ser atendido no dentista, quando peguei no livro para recomeçar a leitura e, sem dar por mim, dou por mim a ler mais de cinquenta páginas de uma só fôlego. É realmente estonteante a maneira como numa mera página, tudo pode mudar, e quando falamos de Watson, então é algo mesmo muito bom.
Não quero estar aqui a revelar muito da história, deixo a vossa curiosidade (ou não), levar-vos até ao livro, mas não posso deixar de referir a maneira como o autor “desenha” psicologicamente as suas personagens tão bem, e pela maneira “despreocupada” com que escreve (é na 1ª pessoa), o que nos leva a uma integração com a protagonista quase repentina, deixando-nos facilmente com raiva com os acontecimentos, ou em pura alegria e êxtase.
Contudo, apesar destes elogios, não posso deixar de alertar para o final que sem dúvida me deixa ainda em choque. Não esperava, de todo, que acabasse da maneira que acabasse. Nem consigo ainda expressar por palavras o que sinto com isso, mas também não vos posso adiantar muito mais, se não lá se vai a curiosidade em se ler :p .
Resumindo: é uma obra bem escrita, muito bem delineada e em que é quase impossível de se prever o que vai acontecer a seguir. A história segue a vida de Julia que, depois de um determinado acontecimento, se vê envolvida no mundo dos sites de encontros online e onde, infelizmente, tudo acaba por lhe fugir do controlo.
A maneira cativante com que escreve na primeira pessoa ajuda, e muito!, especialmente quando estamos neste género literário, onde a insegurança, drama e suspense predominam a cada virar de página, e onde algumas cenas podem até agradar os leitores das 50 Sombras de Grey (mas não tenham a ideia de que é um romance erótico). As personagens são ricas e, por isso mesmo, o final nos fica atravessado. Mas acreditem, apesar deste “sabor amargo” com que ficamos, temos as respostas a todas as perguntas. A pior mesmo, é a que nós fazemos quando fechamos o livro…
Perguntei mesmo ao autor, via Twitter, se iriamos alguma vez saber o que acontece depois, mas a única resposta com que fui presenciado, foi um “favorito”:
Mesmo sem resposta, fiquei contente em saber que os direitos para a adaptação cinematográfica também já estão adquiridos:
Reese Witherspoon Going Virtual For Cyber Thriller Second Life
My rating: 4 of 5 stars
Em resumo: Em choque e estupefacto!!
Não consigo expressar o turbilhão de sentimentos que estou a sentir por estas últimas 200 páginas cheias de revelações e de verdadeiro thriller e suspense. Se pensamos que sabemos tudo, que podemos antever os respectivos “papeis” das personagens, estamos muito enganados. Basta as últimas cinco páginas para derrubarem tudo o que sabíamos.
A maneira como Watson escreve é realmente brilhante e a sua capacidade para criar personagens e a respetivas personalidades está para lá do que muitos autores fazem. Só não dou as 5 estrelas pelo final em que ficamos boquaibertos. Fico mesmo “chateado” por não saber o que vai acontecer a algumas das personagens depois de um final tão sofrido.
Mal posso esperar pelos próximos livros do autor…