Hoje, às 19h, a Península Ibérica para! É verdade. Depois da angústia em torno da espera referente ao começo deste Mundial 2018, na Rússia, Portugal dá o ponta pé de saída à sua participação. “Ele”, e Espanha!
Confesso que sempre gostei do meu país vizinho e foram diversas as vezes que descobri o país. Revelo ainda, que futebol é algo que nunca chama propriamente a minha atenção (principalmente pelos valores astronómicos a que se “vendem pessoas”). Todavia, quando é a seleção nacional a jogar, a do meu país, o caso muda de figura.
Por esta altura, sendo época de férias escolares, já fazia planos com familiares e amigos de onde ver o jogo. De preparar os frangos, a pizza, os petiscos e as minis para nos reunirmos diante do televisor e sofrer. Sim, porque nós, heróis do mar, nunca passamos uma partida de 90 minutos sem sofrer: quer seja pelas proezas duvidosas dos jogadores, ou de faltas que o árbitro teima em não marcar (a falta de pontaria costuma ser a causa mais apontada num estudo que agora estou a inventar)!
Infelizmente, o mestrado rouba-me a oportunidade de estar a ver a minha seleção a jogar no Estádio Luzhniki, em Moscovo, com a minha família, para estar antes, a muitos e muitos quilómetros de distância, numa aula aborrecida e sem qualquer interesse!
Aquilo que interessa é que, apesar de estar a milhas dos jogadores que estão a representar a alegria que é o futebol para o povo português e que, de alguma forma, também o une nestas competições mundiais, estarei com eles! Com orgulho máximo e a cantar, a plenos pulmões, o nosso maravilhoso hino nacional. Talvez um serviço de streaming possa ajudar…
Querem saber algumas curiosidades?
- Portugal e Espanha vão defrontar-se pela 36.ª vez.
- Espanha já nos venceu por 16 vezes, contra 6 seis triunfos de Portugal.
- Portugal e Espanha já se repetiu em Mundiais, sendo este o segundo! Já em fases finais, quer em Mundiais e Europeus, já convivemos no relvado por quatro vezes.
- O último jogo entre Portugal e Espanha foi nas meias-finais do Euro 2012.
Portugal só venceu um dos cinco últimos jogos em Mundiais, precisamente o último, frente ao Gana. - O histórico de estreias de Portugal em Campeonatos do Mundo é positivo: três vitórias (1966, 1986 e 2006), um empate (2010) e duas derrotas (2002 e 2014).
- Portugal não vence o primeiro jogo em fases finais desde 2008 (2×0 à Turquia).
- Com Fernando Santos, Portugal só perdeu um dos 29 jogos efetuados em competições oficiais (excluindo amigáveis): 2×0 frente à Suíça.
Se quiserem saber mais algumas curiosidades e com mais detalhe, visitem o trabalho da ZeroZero!
Para os interessados, neste momento encontra-se a decorrer o jogo Egito-Uruguai, sendo que antes da nossa entrada em campo, o campo é dividido por Marrocos e Irão, pelas 16h!
Ainda para os das tecnologias e os que não querem perder pitada do ritmo e estado vibrante do ambiente no estádio, a RTP irá novamente transmitir alguns jogos na definição 4K. Na Nos, na Meo e na Vodafone o canal RTP 4K vai estar na posição 401.