Após a Parte I que vos falou da fotografia, segue agora a edição, que vos prometi no título da publicação. No entanto, com isto, existe sempre algo a ter em conta. Ou melhor, algo que se deve perguntar: será que vou editar no telemóvel ou no computador? Será que quero fazer uma edição básica, ou ir a níveis mais profundos?
Após teres respondido a esta pergunta, e se o teu telemóvel for compatível, nada melhor que ter em atenção ao tipo de ficheiro em que se vai fotografar: se em JPEG ou em RAW. O JPEG é o ideal quando se tem pouco espaço disponível, não sei vai editar a fundo a fotografia e quando precisamos mesmo de editar com rapidez. Já o RAW é o preferido para a edição, quando existe pouca luz ambiente e seja necessário verificar as informações adicionais que compõem a imagem a ser editada em aplicações ou programas próprios.

Das aplicações que destaco para a edição móvel é, sem dúvida o Snapseed. Esta aplicação da Google, disponível quer no Android quer iOS, é fenomenal na quantidade e qualidade de filtros e tipos de edição possível. Podem até fazer dupla exposição e aplicar ou criar efeitos únicos nas vossas fotografias. Tudo numa interface leve e intuitiva.


As melhorias vão sempre sendo feitas pelo que é das minhas aplicações favoritas. Das outras aplicações que utilizo é o ToucheRetouch, ideal para remover objetos ou pessoas indesejados nas fotos. Ou simplesmente aqueles fios elétricos que teimam em aparecer na cena. É certo que a oferta da Google oferece algo assim, mas sem dúvida que o TouchRetouch ganha nesse aspeto e na qualidade com que o faz.
No que toca à edição aqui ainda vos deixo o famoso Photoshop LightRoom CC, oferecendo ferramentas completas e importantes na hora de mexer na composição de uma fotografia. Quando o assunto é rostos, uma que realço é o Photoshop Fix. Para além das ferramentas que oferece ao rosto, há ainda a possibilidade de corrigir elementos da foto ou clonar para que se consiga remover marcas da foto e que esta fique com um toque mais natural.

Das minhas aplicações favoritas no que toca a efeitos, em especiais os metrológicos, está a aplicação Desenho da Sony Mobile.
Para além da extensão de autocolantes de objectos, estações, eventos sazonais e globais, está ainda a edição que podem fazer com a quantidade de tipos de pincéis disponíveis.


Para terminar este leque de edição, dou-vos ainda a Lens Distortions. É simplesmente fantástica na adição de luz natural ou artificial. Em especial quando queremos obter certos efeitos numa foto ou até quando um candeeiro de rua se lembra de ficar desligado.
É certo que terminei as aplicações que podem descarregar, mas se há aplicação de edição que não precisa de tal é, em muitos casos, a que vem instalada nativamente com o telefone. Uma vez que a câmara é da fabricante que desenvolveu essa ferramenta, nada melhor que a experimentar e perceber, até que ponto, a aplicação de edição da vossa marca é a melhor para as vossas fotos. Outra aplicação que começa a aparecer instalada nos Android é o Google Fotos. Esta solução fantástica de armazenamento tem vindo a receber atualizações consideráveis, em especial na edição. Em versões mais recentes é até possível alterar o foco de uma fotografia já tirada. Impressionante, não é?
No que toca às dicas em si, tenho de destacar:
- Procura evitar os efeitos cliché;
- Tenta que a fotografia pareça o mais natural possível. Isto obriga a mexer-se não só na saturação, como na luminosidade, exposição, temperatura, o ambiente, entre outras definições. Claro que se for o objetivo, força!;
- Vê se a fotografia fica melhor em preto e branco;
- Procura que a fotografia esteja sempre alinhada com um horizonte;
- Certifica-te de que retiraste todos os elementos não essenciais à fotografia, como os postes, lixo no chão, manchas no céu ou até reflexos da lente;
- Não tenhas medo de cortar a fotografia ou até de mudar a perspetiva;
- Se for preciso, faz montagens com elementos extras, como luzes, estrelas, etc. Por vezes esses efeitos têm tanto realismo que conferes à fotografia um olhar único e diferente.
- Verifica sempre tudo antes de partilhar;
- Não te esqueças que tens mais do que um aplicação no telemóvel. Porque não utilizar várias na edição?;
- Não te esqueças de te certificar que exportas a fotografia com a máxima definição ou com a definição ideal para o meio de partilha ou impressão desejado.
Espero que tenham gostado deste pequeno segmento que aqui vos dei com estas duas publicações. Admitindo que existem dicas ou aplicações conhecidas, mas achei por bem referir já que muitos utilizadores ainda não sabem as potencialidades que estão presentes quer nos seus editores nativos de fotografia, quer mesmo nas aplicações presentes nas lojas de cada SO. Espero por ver fotografias vossas e, quem sabem, daqui a um ano ou dois, vos faça uma atualização destas publicações com base no que mudou na tecnologia.