Acho que não preciso de vos falar mais da Colleen após ter até dedicado por completo um post a ela. Posto isto, está na altura de vos falar deste livro cuja leitura foi incentivada por uma colega de mestrado. A Teresa começou a amar Colleen de tal forma que também ela começou a ler todos os seus livros. E foi ela que me disse que este livro, o Finding Cinderella era, nada mais nada menos, que um livro derivado da série Hopeless. Fiquei obviamente chocado por não o saber, e em especial por o EBOOK ser gratuito. Como agora tenho o Kobo, pareceu-me o melhor momento para o ler. E que leitura…
Antes de ir propriamente à crítica, tenho de vos revelar que por conta de um livro que estou agora a ler, vou apresentar-vos como irei começar a classificar as minhas leituras. Esta será feita seguindo três pilares: escrita, personagens e história. Cada livro é único, e dá diferentes coisas a um leitor. Mas também existem diferentes momentos da vida em que os lemos e acho que é a mais justa para que cada livro saia com uma classificação correta. Afinal de contas o que eu posso gostar muito, outra pessoa pode só gostar, ou até não gostar. Posto isto, vamos lá:
À Procura de Cinderela é um livro gratuito da autora, com pouco menos de 170 páginas, e dá oportunidade aos amantes da série Hopeless reencontrarem personagens queridas. A escrita da autora é fluída, como sempre, e carregada de simbolismos e referências. É muito fácil a Colleen mostrar-nos coisas com ela e nos conseguir arrancar sorrisos, lágrimas, gargalhadas. Algo especialmente difícil para uma obra tão pequena e que nasceu pela paixão da autora e amor aos fãs.
Escrita: 4/5
As personagens, como já referi, são deliciosas, e soube tão bem voltar a encontrar o Holder e a Sky. Lembrei-me tanto dos tempos em que li o livro, que amar esta nova história de amor era difícil. Especialmente pela sua singularidade e potência. Sim, porque as páginas são poucas, mas são diversos os acontecimentos que me tiraram o fôlego. Foram soberbos e não conseguia de todo prever o que a mente da autora nos iria dar. Chorei com as personagens, fiquei revoltado, e meu Deus, como parece que vivi uma vida inteira neste livro. Nunca me vou esquecer do que foi rir ou ficar emocionado em pleno Norte Shopping. Dá para acreditar?
Personagens: 5/5
A história que junta estes elementos é lindíssima, apaixonante. Apesar de ser juvenil dá-nos temas bem adultos e que me fez ficar seriamente revoltado. A verdade é que o tema abordado é, infelizmente, uma realidade de muitos jovens que sem o apoio familiar correto, incorrem num sofrimento profundo e capaz de magoar diariamente… Diverti-me imenso, e fiquei extremamente desapontando quando cheguei ao final da história. Bastante! Queria desesperadamente mais, mas como falam que houve inspiração deste romance para o All Your Perfects, conseguirei dormir à noite. Sim, acredito nisso!
História: 5/5
One thought on “Li “Finding Cinderella” da Colleen Hoover”