Celebrar o Dia do Autor Português

É hoje que se celebra em Portugal o Dia do Autor Português. E sendo eu todo apologista que o natal deve ser todos os dias, deveria também ser todos os dias que se celebra a leitura e cultura. Não deveríamos estar presos a um só dia para falar de ler autores lusófonos, ou de nos lembrar somente deles neste dia. Existe muito bom trabalho a ser feito em Portugal e muitos autores a querer ter uma oportunidade para ter a sua voz e história, “ouvida”. E, verdade seja dita, nos dias de hoje não me parece que custe. Temos promoções semanais em livros da Bertrand e Wook, e ainda especiais a nível online. Quem prefere ebooks ainda é melhor: o formato digital sai mais em conta. Com isto tudo, o que é que nos impede mesmo de ler autores portugueses?

Deixo esta pergunta para vocês, já que o objetivo desta publicação é celebrar por completo este dia, pelo que vamos lá:

Como apoiar os autores?

Nesta publicação falei-vos da importância de apoiar os autores, de como o fazer. Expliquei-vos tudo em diversos patamares para perceber o porquê de por vezes ou sermos chatos, ou solitários.

O que aprendi com a escrita?

Tinha de vos falar do que aprendi. Não podia falhar e de vos mostrar o porquê da sua importância na minha vida.

Dia Mundial do Livro – As 23 Razões Porque Gosto de Ler (e Escrever)

Se falei do que aprendi, tinha de vos aliciar com motivos para lerem e escreverem mais. Acabei por o fazer no Dia 23 de março, ao celebrar-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Até acabei por fazer um passatempo surpresa nessa publicação, sabiam?

Viver com a Tecnologia #4 – Ter um Kobo

Mas se falo muito em livros, nada melhor do que pensar em como é ter um Kobo e do que é mesmo ler um e-book. Existem muitos preconceitos e estigmas e quis desfazer todos.

Ser autor em Portugal

Obviamente que não é só de livros que vos falo nem da componente escrita, mas sim do que para mim é ser autor em Portugal e o que vou vendo por esse meio. É que pode ser solitário e sofrido, e quis deixar o meu testemunho.

Como é ser mãe de uma escritora? – Entrevista

Se vos falo do que é ser autor, não poderia deixar de vos mostrar o outro lado. De contar com uma entrevista feita à mãe de uma escritora. Acreditem, surpreende!

O meu compromisso anual para celebrar o Dia do Livro Português

Falo-vos de escrita e de leitura. Massacro o vosso ecrã com publicações quase diárias, mas qual é o meu compromisso? O que faço para ler em português? Foi o que vos contei nessa publicação onde vos dei sugestões de livros a ler e que irei ler. Confesso que até agora está tudo num ótimo caminho.

Redescobrir o prazer pela leitura

Porém, no meio de tanta leitura, nem sempre temos vontade de ler. Por vezes podemos mesmo sentir desânimo no ato de ler em si. E isso pode acontecer a todos e por diversos fatores. Mas quis refletir convosco, em especial por ter sofrido disso há uns bons meses…

Como fazer de 2019 o vosso ano de escrita

Nem sempre o vento sopra para onde queremos, e não é só a leitura a sair afetada, mas também a escrita. E encontrar formas de nos motivar ou organizar pode ser complicado. “Como fazer de 2019 o vosso ano de escrita” foi assim das primeiras publicações do ano. Uma para vos dar bem força para escrever tudo o que vos vai na alma.

Claro que também vos tinha de falar dos meus livros, e do que foi criá-los. Mas não foi só da criação nem da celebração de marcos, mas do recordar e vos dar especiais exclusivos online:

ESQUECIDO: Um Episódio de Natal
Recordar O Bater do Coração: As Cartas de Natal
1 ano de “Esquecido”
O dia dos namorados – O Especial d´O Bater do Coração
“P.S.:Ficas Comigo?” passa 3.500 leituras

Algo que não poderia ficar de fora foi as dicas e reflexões que fui fazendo quanto à escrita e publicação no Caderno do Diogo. Uma rubrica que muito em breve ganhará o seu e-book!


Espero que tenham gostado desta publicação e que não se contenham em celebrar este dia. Não só hoje, mas durante todos os dias do ano. Não é só por mim, é por todos os autores que procuram crescer neste meio. Antes de terminar, tenho de revelar algo… Dia 22 é também feriado municipal de Leiria, pelo que nada melhor que vos recordar uma publicação bem popular do ano passado:

Leiria em 12H

Respostas

  1. Avatar de Ana Ribeiro

    As pessoas precisam de ser mais abertas, apoia-se poucos os jovens autores porque as pessoas não estão abertas ao desconhecido, frequentam poucas apresentações de livros. Falo pela minha cidade onde há poucos jovens a apresentar obras e quando aparecem não têm público e mesmo autores nacionais conhecidos é difícil virem cá. O José Luís Peixoto já mostrou interesse em vir cá, sugeri-o para a biblioteca, à livraria Note etc. E nada. Ainda se prefere muito a literatura estrangeira à lusófona.

    Beijinhos!

    Liked by 1 person

    1. Avatar de Diogo Simões

      Verdade. O próprio povo não se sente à vontade e com vontade para ir assistir a uma apresentação de livro. Nem que seja para “variar”. É muito triste..

      Beijinhos

      Liked by 1 person

Comenta aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Start a Blog at WordPress.com.