Um novo ano chegou, sinónimo de novas metas. Quer sejam estas a nível pessoal ou profissional, objetivos literários cabem sempre. É a pensar nisto que este ano me comprometi mais. Assumo que é um compromisso que só conseguirei meter em prática a partir do próximo mês (visto que estou em vias de acabar a minha tese – espero). Porém, não quero deixar-vos de fora deste desafio e daquilo que quero ler.
Para quem não sabe, a Manta de Histórias é uma grande presença no Facebook e, desde sempre, que me lembro da sua presença no mundo literário. Quer em dicas, sugestões ou críticas, encontrar um livro nas páginas geridas por si era mais que garantido. Este esforço continua atualmente, tendo a mesma fundado há uns tempos o Clube de Leitura Manta de Histórias. Sendo os desafios para o ano abrangentes e a tocar todos os gostos, venho hoje partilhar com que livros irei entrar neste Clube de Leitura, assim como algumas sugestões que tenha para as diversas temáticas. Curiosos?
Uma distopia: The Golden Compass de Philip Pullman
Escrito por uma mulher, com uma protagonista mulher
De momento não tenho nenhum para esta categoria, mas podem considerar: livros da Cassandra Clare, e ainda da Colleen Hoover. Da última autora, têm: Isto Acaba Aqui, 9 de novembro, Amor Cruel, Verity e Um Caso Perdido. Podem ainda considerar, em inglês: Regretting You e All Your Perfects.
Livro de uma saga ou série: Coração de Gelo de Richard Castle
Sugestões: Trilogia Os Artifícios Negros ou ainda Instrumentos Mortais e Engenhos Mortíferos. Para o Policial/Thriller, a série da Hellen Grace, do autor M. J. Arlidge ou do autor Richard Castle.
Novela gráfica ou BD: Star Wars: Darth Vader de Soule, Camuncoli, Smith e Curiel
Sugestões: Série Heartstopper da autora Alice Oseman, Star Wars – A Saga Completa BD por Lucas Films ou O Diário de Anne Frank – Diário Gráfico por de Ari Folman, David Polonsky e Anne Frank
Um livro com mais de 500 páginas: Rainha do Ar e das Trevas de Cassandra Clare
Sugestões: Uma História Secreta e O Pintassilgo, de Donna Tart; O Nome do Vento – Patrick Rothfuss
Um livro de contos: Somos mais do que histórias – Volume III da editora Cordel d´Prata
Sugestões: All Wrapped Up for the Holidays de by Vi Keeland, Penelope Ward, Colleen Hoover, Kristen Ashley, Jill Shalvis, Elle Kennedy, K. Bromberg, Somos Mais do Que Histórias – Volumes I e II da editora Cordel d´Prata
Livro de literatura lusófona – Autobiografia de José Luís Peixoto
Sugestões: O bater do coração, Esquecido e O que nos Magoa, de Diogo Simões; Pecados Santos e A Última Ceia do Nuno Nepomuceno, Crónica dos Bons Malandros do Mário Zambujal, Ao Teu Lado da Ana Ribeiro, Tudo o que Sempre Quis da Ana Rita Correia, Black Heart de Lauren Lewis, Os Corvos – No Trilho da Vingança da Orquídea Polónia, Pedro o Viajante do Tempo de Roy Dias, Alcateia da Catarina Oliveira, Devemos Voltar Onde Já Fomos Felizes da Sofia Cortez, Anchieta da Lara Barradas, Os Trinta Nada é Como Sonhamos da Filipa Silva e Seja o que for o Amor de Sofia Costa Lima
Livro que queria ler em 2019: Dois Guardam um Segredo de Karen M. Mcmanus
Sugestões? Ver foto:

Policial ou thriller – Perto de Casa de Cara Hunter
Sugestões: a série da Hellen Grace, do autor M. J. Arlidge, a saga do autor Richard Castle; Esquecido, de Diogo Simões
Baseado numa história verídica
Sugestões: Papillon de Henri Charrière
Livro com um mês do ano no título
Não tenho neste momento livro em vista, mas como sugestão têm: 9 de novembro de Colleen Hoover.
Uma biografia ou memória: The Ride of a Life Time de Robert Iger
Sugestões: Papillon de Henri Charrière
Um livro oferecido – Sempre Vivemos no Castelo de Shirley Jackson
Primeiro livro de um autor – More Happy Than Not de Adam Silvera
Sugestão: Cidade dos Ossos de Cassandra Clare, O Bater do Coração de Diogo Simões, Um Caso Perdido de Colleen Hoover (primeiro publicado em Portugal)
Livro de um dos teus escritores favoritos: Regretting You de Colleen Hoover
Sugestão: Coleção de livros da Cassandra Clare e da Colleen Hoover.
Um livro de fantasia: Carry On – A História de Simon Snow de Rainbow Rowell
Sugestão: Saga Hush Hush, saga Os Instrumentos Mortais, saga Casa da Noite
Escrito por um jovem autor (-30)
Sugestão: Todos os meus livros (O bater do coração, Esquecido e O que nos Magoa), livros da Sofia Costa Lima (Seja o que for o Amor, Teremos Sempre Londres), Alcateia de Catarina Oliveira.
Ação decorre na época natalícia
Sugestões: All Wrapped Up for the Holidays de by Vi Keeland, Penelope Ward, Colleen Hoover, Kristen Ashley, Jill Shalvis, Elle Kennedy, K. Bromberg
Livro publicado em 2020: A Morte do Papa de Nuno Nepomuceno
Sugestão: One of Us is Next de Karen McManus, Infinity Son de Adam Silvera, E se formos Nós? de Adam Silvera e Becky Albertalli
Livro adaptado a filme ou série
Sugestão: Saga Harry Potter, saga Os Instrumentos Mortais, saga Perdida (a ser adaptada), Um de Nós Mente de Karen McManus, Papillon de Henri Charrière, trilogia Mundos Paralelos de Philip Pullman, Eragon de Christopher Paolini.
Livro de um autor cujo nome comece por A: Relato do meu Suicídio de António da Costa
Um YA: Eu dou-te o Sol de Jandy Nelson
Sugestões: Perto demais de Colleen Oakley, Isto Acaba Aqui, 9 de novembro, Amor Cruel, Verity e Um Caso Perdido, O que nos Magoa de Diogo Simões.
Um livro de um autor português: Ao Teu Lado de Ana Ribeiro
Sugestões: O bater do coração, Esquecido e O que nos Magoa, de Diogo Simões; Pecados Santos, A Última Ceia e A Morte do Papa do Nuno Nepomuceno, Crónica dos Bons Malandros do Mário Zambujal, Ao Teu Lado da Ana Ribeiro, Tudo o que Sempre Quis da Ana Rita Correia, Black Heart de Lauren Lewis, Os Corvos – No Trilho da Vingança da Orquídea Polónia, Pedro o Viajante do Tempo de Roy Dias, Alcateia da Catarina Oliveira, Devemos Voltar Onde Já Fomos Felizes da Sofia Cortez, Anchieta da Lara Barradas, Os Trinta Nada é Como Sonhamos da Filipa Silva e Seja o que for o Amor de Sofia Costa Lima
Livro de não-ficção: Olá futuro, como ser humano na era dos algoritmos de Hannah Fry
Um livro com a tua cor favorita: A lógica inexplicável da minha vida de Benjamin Alire Sáenz
Um livro à tua escolha: Uma receita de família de Veronica Henry
Um autor nunca lido: A única memória de Flora Banks de de Emily Barr
Como perceberam, o desafio é extenso e com categorias até dizer chega. Sendo amante de livros, partilhar e vasculhar aquilo que sugiro e que eu próprio quero ler, torna-se numa verdadeira aventura. Tenho plena consciência de que mais livros poderiam ter sido sugeridos, todavia, como tenho estado com foque nos e-book, quero trazer-vos essas sugestões de forma isolada e a seu tempo. Mas e vocês? Vão participar?
Excelentes sugestões. Eu comecei o ano com o primeiro volume do projecto Inspira-Te da Patrícia Rebelo e estou agora a terminar “Eu estive aqui” da Gayle Forman. a seguir ainda não decidi qual será.
Vais gostar do último do José Luís Peixoto 🙂
Beijinhos!
GostarLiked by 1 person
Gostei muito da Gale Forman quando a conheci, tão bom estares a lê-la!
Estou curioso com o José Luís Peixoto. Nunca li nada dele. Ansioso.
Beijinhos
GostarGostar
Já não lia nada dela há algum tempo, parei no livro “Apenas um ano”, à espera que chegasse “Apenas uma noite” que já foi publicado lá fora, mas não chegou a Portugal, Entretanto, decidi comprar um dos últimos e é alucinante.
“Autobiografia” é diferente de tudo o que ele escreveu.
Beijinhos!
GostarLiked by 1 person