Aposta renovada
O Fãs de Sexta traduz-se numa adaptação do que é feito na comunidade de leitores da Colleen Hoover. O objetivo passa por aproximar autores de leitores por meio da oferta de livros.
Porquê 2.0?
De forma concisa, o Fãs de Sexta 2.0 passará do Blog para o Instagram. Irá manter-se na mesma na primeira sexta-feira de cada mês, com o anúncio dos livros mensais a ocorrer às 21H via Instagram Story´s. A grande novidade desta “mudança de conceito” é de chegar a mais pessoas, mais parceiros (bookgrammers) para que, a cada sexta-feira, tenhamos uma bonanza enorme.
Mas como?
Tenho uma página dedicada a autores e outra para parceiros, mas de forma “elementar”, o projeto tem os principais pilares:
- Respeitar o trabalho dos autores;
- Promover os livros a serem oferecidos nas redes sociais;
- Gerar conversa sobre os autores portugueses.
Como referi a semana passada, existem autores que sofrem, através de parcerias abusivas, do pedido de livros gratuitos de forma descarada. É com isto em mente que é preciso perceber o que se pretende concretamente com este projeto e como procuro ao máximo proteger os próprios autores:
- Só entram no projeto os livros publicados há mais de 6 meses;
- Os livros oferecidos são do próprio autor e enviados pelo mesmo da forma que mais achar conveniente e exequível para o seu modelo de negócio – quer pessoal, quer editorial – (envio de stock pessoal, da loja da editora, da Wook, Bertrand, etc.);
- Por forma a não criar habituação e uma má ideia por parte da imagem do autor e do projeto, os livros a serem oferecidos mensalmente são sorteados (o sorteio ocorre por meio do stock de todos os livros envolvidos no projeto e só conhecidos na 1ª sexta-feira de cada mês). Só entre 1 a 3 exemplares de cada livro são oferecidos de cada vez (por mês).
- Na primeira sexta-feira de cada mês é divulgado, por meio de uma Story e dos Parceiros, a imagem com os livros possíveis de serem oferecidos naquele mês.
Porquê assim?
Quando comecei o meu percurso – e mesmo agora -, por vezes tenho dificuldade em encontrar leitores interessados em ler o meu livro ou, até, o género em que escrevo. Um projeto assim acredito que vá puxar pela vontade de ler e conhecer autores de forma autónoma. Ou seja, não é necessário troca de gostos, partilhas ou comentários para se chegar a algo tão importante como um livro.
Um autor tem também custos com os seus livros e eventuais envios, pelo que se torna necessário respeitar isto através da entregar do livro a alguém que está claramente a demonstrar interesse em ler aquela história. Isto ajuda também na visibilidade que o autor ganha por conta desta divulgação do projeto.
Qual o sonho máximo?
Adoraria ter neste projeto uns seis livros diferentes para oferecer por mês. Ter diferentes autores e dá-los a conhecer a potenciais leitores e/ou Parceiros/Bookstagrammers. Seria uma autêntica bonanza e uma forma de dar seguimento a alguns dos livros que autores têm parados em casa.
Quando começa?
Estou, agora, em fase de apresentar o projeto e perceber as principais preocupações, sugestões e interesses. Não tenho data, mas convido-te, no caso de seres autor ou eventual Parceiro, de visitares as páginas. Nelas tens todos os detalhes e “regulamentos”.
Sabe tudo em:
Muito curiosa com este novo conceito.
Vou ficar atenta!
Um beijinho!
GostarGostar
Gosto muito da evolução deste projecto.
E estou completamente de acordo com os seus objectivos =D
GostarGostar