Vamos no final de julho, é certo, mas não poderia deixar de revelar o que andei a ler no passado mês. Atendendo a que muitos de vós começam já a ir de férias, algumas leituras podem ser ótimas companhias.
Manual de Sobrevivência de um Escritor – João Tordo
Um livro profundo e intrínseco, de uma arte solitária, pessoal e humana.
Seria difícil não recomendar a todos os autores, quer publicados, quer aspirantes. Ajudará a refletir quer na atividade em si, quer na nossa construção e crescimento.
De destacar a forma como o autor fala da inveja, algo que até eu próprio, como autor (mesmo que não literário), me deparo de forma excessiva entre próprios colegas e outrora amigos. Todavia, tenho de destacar ainda o realismo que está no texto e a importância de que qualquer aspirante a autor saber compreendê-lo. Isto é: compreender que houve em tempos uma época em Portugal que as Editoras estavam mais recetivas a receber novos autores. Mesmo que o autor ressalve este fator, torna-se importante não se esquecer dele.
Este Mundo e o Outro – Rita Cordeiro
Para quem não tem o hábito de ler poesia – ou de a apreciar -, este livro foi uma autêntica surpresa. Foi uma leitura feita de sorriso do rosto, com momentos facilmente identificáveis. O sentimento de recomeço parece associado a muitas das passagens, dando um alento para os tempos atuais.
First and First do Santino Hassell
Podia muito bem dar três estrelas por ter personagens constantemente a impingir estilos de vida a outras quando, por diversas vezes, não o querem. Porém, o desenvolvimento das personagens é altamente fabuloso e importante. As diversas questões que a narrativa aborda são, como sempre, importantes nos dias de hoje, assim como a forma como refere diferentes tipos e estilos de relações.
Todavia, confesso que me cansei de ter do autor sempre a mesma organização narrativa. Este alterna entre capítulos sem sexo, para capítulos com sexo, passando depois a finais altamente corridos.
Vou demorar algum tempo até retomar a série…