Encaro a escrita com paixão. Algo intrínseco a mim, que não consigo largar. E é com este amor que todos os dias aprendo. Todos os dias me procuro tornar melhor neste ofício. Nem sempre é fácil, mas foi ao saber isso que assumi um compromisso diferente para com este meu novo livro, o romance Dislike.

Dar mais aos leitores

Procuro sempre mais em cada livro, pelo que é lógico que espero com cada nova aprendizagem dar algo mais valioso aos leitores.

A saber isto, e do próprio leitor que sou, sabia que queria rapidamente corrigir alguns dos problemas do processo de revisão dos meus trabalhos passados. Uma consciencialização que me levou a alterar a forma como eu próprio construo as histórias.

É certo que a revisão não é feita só por mim, até porque um autor está longe de ter a formação imediata de um revisor ou editor, e sabendo isto quis complementar ainda mais o trabalho feito pela editora.

Mudar a forma de trabalho

Em todos os meus romances procurei os leitor-beta e em O que nos Magoa a presença deles foi ainda maior do que em livros passados. No Dislike, para além deles, trabalhei com uma editora de texto e revisora e, no final de tudo, com uma professora de Português.

Estas escolhas e este trabalho permitiu-me crescer mais rapidamente e aplicar diretamente no processo de construção da história tudo o que recebia em retorno. Algo que foi trabalhado ao longo de meses. Mas não acabou aqui…

O processo editorial

Após as revisões e edições feitas por mim, pela Elga Fontes e notas de leitores-beta, foi altura de enviar para a editora. Um processo de revisão que levou a um mês intenso de trabalho e novas leituras que levaram a novas correções e, mesmo no processo de paginação, a um total de cinco versões de miolo.

Nada disto é novo para muitos autores, especialmente no estrangeiro, onde diversos Editores freelancers ajudam na construção de uma história muito antes de se entregar um manuscrito a uma editora. O objetivo? O de se ter guias no processo de escrita e edição pessoal para passar depois para um processo feito dentro da editora e por outros profissionais. Uns que vão complementar ainda mais o feito aliado à visão e conhecimento da editora no mercado. Algo que acontece com muito sucesso no Dislike.

Podem encontrar tudo isto no Dislike

Estando já em pré-venda, podem adquirir o Dislike na editora (10% de desconto), na Wook (20% de desconto e portes gratuitos) e na Bertrand (10% em cartão e portes grátis).

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.