Tenho o rascunho com este título desde 2018 e, sem surpresa, foi a primeira publicação em que carreguei agora, na busca de ideias para o que haveria de escrever para este meu espaço. Não propriamente numa ótica de “não ter ideias”, mas mais numa de “O que quero escrever?”, “O que realmente me apetece?”. Surpreendentemente, e de forma simples, este é o real motivo de ter um blogue….

Escrever, só

Muitos acreditam que tirava notas brilhantes a português só por ser escritor. Bem, fiquem a saber: estão longe da verdade? Porquê? Bem… acontece que sempre que respondia nos testes, ia mais para respostas literárias do que diretas. Ou seja, tornava-me ambíguo, perdia-me, e pensava que, por escrever muito, fazia bem. Percebi, pela altura dos Exames Nacionais, este meu problema e a necessidade que tinha em separar os meus diferentes estilos de escrita: o literário do escolar, profissional e quotidiano.

Esta mudança levou-me a uma nota boa na segunda volta do Exame Nacional e o de compreender como se torna importante a nossa introspeção. Isto levou-me sempre aos blogues. Ao escrever sobre o que quiser e da forma que quiser. Obviamente que esta forma tem de ter o seu cuidado (especialmente com a parte dos erros), mas permite-me descobrir diferentes camadas de mim enquanto autor e pessoa. É por esta razão que tenho um blogue.

Um blogue é sermos livres

Lembro-me dos blogues que tive em formato de diário, para depois usá-los somente para partilhar o que gostava na internet. Este acabou por surgir como sendo dedicado para a escrita e, anos depois, compreendi como cada um destes campos se podem e devem juntar. Porquê? Bem, eu não sou feito de uma só vivência ou momento e, sendo algo que me molda na escrita, ter e manter um blogue permite-me ter um refúgio seguro. Um que exploro, que conto, divirto, erro, partilho, anuncio e felicito.

Como, realmente, continuo?

Nem sempre é fácil. É um malabarismo entre escrever no meu manuscrito, escrever sobre tecnologia e, claro, a vida corrente. O certo é que, mesmo não tendo já a capacidade de escrever diariamente para o blogue como há uns anos, saber que tenho este espaço, um que me permite escrever de coisas como esta, me dá uma paz de alma que supera qualquer cansaço.

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.