Tendo Kobo há já quase cinco anos, é com vergonha que vos escrevo esta publicação. Por só agora saber que existe uma forma de ter os nossos e-books a carregar de forma mais rápida e perfeita nos e-readers da empresa. Como? É, na verdade, algo bastante simples.
Uma questão de ficheiros
É comum que, quando compramos um e-book e este seja descarregado de uma plataforma online ou de até bibliotecas públicas, este venha no formato EPUB, PDF ou até MOBI (sim, podemos ler o formato da Amazon na Kobo). O EPUB e suas versões, como o EPUB3 (o número advém da segurança), são o ficheiro padrão e “livre”, mas da mesma forma que a Amazon tem o seu MOBI, a Kobo tem também um formato próprio. É neste formato que reside a resposta.
Conhece o KEPUB
Este formato prioritário da Kobo tem diversas vantagens na hora de ler os nossos livros num equipamento Kobo. Sendo os Kobo dispositivos deveras avançados em funcionalidades (especialmente agora com as anotações), o formato da marca não só melhora a experiência de leitura, como a torna mais otimizada e, assim, mais rápida. Algo que pode ir ao virar uma página até a uma maior integração com as estatísticas. Isto acontece muito por o Kobo identificar o próprio livro de outra forma.
As vantagens são:
- Melhor desempenho: Os ficheiros KEPUB são geralmente mais rápidos a carregar e a processar do que os ficheiros EPUB. Isto é particularmente importante para livros com conteúdo gráfico, como imagens ou tabelas.
- Melhor suporte para funcionalidades avançadas: O KEPUB suporta funcionalidades avançadas que não estão disponíveis no EPUB, como anotações, notas de rodapé e marcadores de página.
- Compatibilidade com dispositivos Kobo: Os ficheiros KEPUB são compatíveis com todos os dispositivos Kobo.
- Para livros com conteúdo não-latino, este formato suporta um conjunto mais abrangente de caracteres Unicode do que o EPUB. Isto pode ser útil para livros que utilizam caracteres não-latinos, como chinês, japonês ou coreano.
- O KEPUB suporta a funcionalidade de “leitura inteligente”, que ajusta o tamanho do texto e o espaçamento entre as linhas com base na preferência do utilizador, o que evita que tenhamos de estar sempre a mudar.
- Os ficheiros KEPUB incluem o número de páginas e o tempo de leitura para cada capítulo. Isto torna as estatísticas mais precisas e completas.
Posso converter ficheiros de outro formato em KEPUB?
A resposta é um sim bem grande, sendo que para isso usarei o programa mais conhecido: o Calibre. Permitindo este programa alterar e configurar diversos detalhes de um e-book, o mesmo pode converter para KEPUB se tivermos os devidos plugins instalados. Como? Bem, é fácil e mostro tudo em imagens.
1 – Nas preferências selecionamos a opção de Plugins:

2 – Depois, na opção de “Obter novos plugins”, pesquisamos por KEPUB ou diretamente os nomes em baixo:

3 – Selecionar posteriormente o livro, ou livros, a converter:

4 – Selecionamos a opção e já está. Depois é só transferir para o dispositivo, sendo que podemos fazer isso também com o Calibre:

A título de curiosidade, o Babel tinha um tamanho de 8,2MB e passou para 8,3MB, ilustrando o que vos disse em cima do tamanho aumentar ligeiramente, algo que deverá ser mais notório e expressivo em livros com imagens, por exemplo. No final, deverão ter o ficheiro com um nome como este: “Babel Uma historia arcana – R.F. Kuang.kepub.epub”.
Como saber se funciona?
Após transferir o ficheiro para a memória principal do dispositivo, podemos ver isso ao iniciar a leitura de um livro. Não só o Kobo identifica o ficheiro como sendo proprietário, como oferece logo aquelas estatísticas lindas. Isto é ótimo para garantir que usufruímos de todas as capacidades do nosso aparelho.

Impressionante o que um formato de ficheiro consegue fazer, não é?

Comenta aqui