Sobre a minha nova fase de vida

Ao escrever o título desta publicação, recordo-me do discurso icónico que a filha da personagem que dá nome à série, Castle, deu num episódio. Falava como a mudança é precisa e o dizer adeus é necessário. Quer seja de uma fase de vida, de pessoas ou lugares, faz parte da vida a despedida. Isto é doloroso em vários níveis e, por mais que a intensidade seja correspondente a um eventual estado emocional ou psicológico, estou agora a preparar-me para dizer adeus àquele que foi o meu primeiro emprego.

A minha nova aventura

Devo imenso do meu crescimento à minha família mas, indo mais longe, a escrita e a publicação ensinou-me ainda mais. Ao lidar com as críticas, falsas promessas e sonhos, perceber o mercado e lidar, com os meus 18 anos, com os outros, abriu-me a mente a algo que, cada vez mais, procuro: o nunca dizer nunca. Os meus pais, com o seu entusiasmo e segurança, também me o incentivaram e, nisto, aconteceu ter ingressado há dois anos num curso técnico numa área diferente da minha. De assistente social passei, agora em Julho, a informático e programador e, por mais que tudo isto ainda me pareça estranho, o sucesso no meu estágio terminado deu-me o convite dessa empresa para lá trabalhar.

Pensei que seria assustador mas, honestamente, estou entusiasmado e extasiado para ser essa a minha nova rotina. A deixar de lado horários rotativos, trabalhar até tarde, fins de semana e feriados para, com o tempo livre, dar-me mais tempo. Voltar a estudar, prosseguir para licenciatura e, nesta nova fase da minha vida, equilibrar melhor entre o descanso, deveres e a minha escrita.

O medo da mudança pode ser avassalador

Sendo o meu primeiro emprego, trabalhar numa instituição de menores foi mais que gratificante. Quer seja em termos humanos, de aprendizagens, procurar mudança não deveria ser algo que metesse medo e, honestamente, por uns tempos, acreditei que seria. Que não me iria permitir a procurar algo na área, algo fora da área, algo noutra cidade, etc. Tenho a sorte de encontrar apoio em diversas esferas sociais mas, com esta newsletter, quero passar a mensagem de que, atualmente mudar é fácil. O.K., não falo em mudanças transcendente, mas podemos começar por algum lado. Por dar pequenos passos que nos permitam encontrar, se querermos, bem estar.

O que me assustava era a idade e eventual aceitação numa empresa e, percebendo que tal atualmente não acontece com tantas limitações, espero encorajar-vos a sempre que possível, continuar a surpreenderam as vossas vidas. Quer com novas paixões, sonhos, formação ou profissão, o medo nunca nos deverá impedir.

Comenta aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.