O encanto da Feira do Livro do Porto

Ir à Feira do Livro do Porto tem sido, para mim, uma tradição. Durante muito tempo foi vista como “a irmã mais pequena” da Feira de Lisboa, organizada pela APEL e não por um município, mas vivendo no Norte há quase dez anos, tem sido impressionante assistir ao seu crescimento. Não só na forma como o espaço é organizado e na multiplicação de atividades e espetáculos, mas também no aumento do número de editoras presentes.

É verdade que quantidade não significa necessariamente qualidade, mas a variedade traz riqueza. E, com a habitual homenagem a uma figura ligada ao mundo das artes, este ano centrada na prosa de Sérgio Godinho, foi com deleite que vagueei pelos corredores da Feira. Entre stands repletos de títulos, descontos de 20% em todos os livros e a oportunidade de consumir um dos meus produtos favoritos: livros.

Visitei a Feira no seu terceiro e último dia, e o movimento era visível a cada passo. Entre a descoberta de novos livros, o contacto direto com autores disponíveis para autógrafos ou os vários espetáculos e apresentações, os Jardins do Palácio de Cristal respiravam vida. Até os pavões e patos que circulavam pelo recinto davam um toque único, difícil de encontrar noutra feira do país.

Com o aumento notório de visitantes, torna-se inevitável pensar na necessidade de a Feira crescer ainda mais. Parece quase um grito silencioso de todos os que a frequentam: mais acessibilidade, maior conforto e segurança no atendimento e nos pagamentos, e — espero — também uma melhor oferta de restaurantes. É certo que o espaço apresenta desafios, mas acredito que esses obstáculos se podem transformar em oportunidades. Que assim seja, para que nos próximos anos os Jardins continuem a ser o destino que, durante 17 dias, reúne residentes do Porto e arredores numa celebração da vida e da arte — especialmente num tempo em que a liberdade e o acesso a direitos são cada vez mais ameaçados.

As minhas compras

  • Filho da Mãe de Hugo Gonçalves (livro do dia, com 40% de desconto);
  • Um por Um de Freida McFadden (novidade a 20% de desconto);
  • O Verão em que Hikaru Morreu N.º 1 de Mokumokuren (novidade a 20% de desconto).

E vocês, visitaram a Feira do Livro do Porto? O que mais gostaram?

Comenta aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.