Olá leitores 🙂
Parece que finalmente o verão despertou, não é verdade? E mesmo que não seja o maior fã de calor, tenho de confessar o quão bem sabe passar os dias à beira de uma piscina com um livro como companhia… E é por falar em livros que vos escrevo esta publicação.
Desde 2014, após a publicação do meu primeiro livro, um romance, fui-me deparando com alguns obstáculos relativamente a como fazer publicidade ao meu livro. Ou seja, como eu, autor, poderia complementar o trabalho feito pela editora.
Parte desta questão deveu-se à vontade que sempre tive em estar perto dos leitores. Em possibilitar a conversa sobre determinados temas de que tinha escrito nas minhas histórias. Todavia, para que isso aconteça, é sempre bom haver proximidade ao leitor. Criar conforto para que este se sinta à vontade em nos conhecer e conhecer ainda mais a história.
Posto isto, criei algumas dicas que vos poderá ajudar. Especialmente a quem está a começar. Claro que não vou trago formulas mágicas. E eu próprio estou constantemente a aprender. Por isso, sintam-se à vontade para comentar, opinar ou até acrescentar mais coisas. Vamos lá:
1º – Usem as vossas páginas de Facebook e/ou blogs
Tentam usar estas ferramentas como extensões vossas e da própria obra. Ao longo do tempo fui criando para o Esquecido algumas páginas no blog referentes a como surgiu a história, perguntas frequentes, ou de algum tema do livro. Por mais que isto não garanta a venda dos livros, permite criar uma outra ligação com o leitor.
Podes ver aqui esse exemplo.
2º – Usem o próprio livro
Claro que isto é sempre, mas refiro-me às citações. Experimentam abrir o livro (ou documento no PC) numa página aleatória e ver a frase que vos desperta a atenção. Uma frase que possam usar para marketing à história.
Aqui (e lamento ter feito esta descoberta tão tardiamente), podem usar gratuitamente o site Canva. Este tem já tamanhos pré-definidos para a imagem (como Facebook, Blog, Instagram, …) e é muito fácil trabalhar com o mesmo. Como tem elementos gratuitos, nem têm de se preocupar com a cópia ilegal de imagens.
3º – Aliem-se a outros autores
Por exemplo, promover entrevistas entre autores, para que se deixem conhecer. E deixar que apareça uma ligação sincera para que os leitores percebam que não é algo fabricado mas sim genuíno. Com opiniões e questões que sejam pertinentes, relevantes. E saber lidar sempre com as críticas às nossas histórias. Há sempre diversos pontos de vista e as opiniões são sempre subjetivas. Ajudam-nos igualmente a crescer! Por isso, não há nada a temer.
4º – O poder das “reviews”/opiniões
Se têm um amigo que acabou de ler ou um leitor, perguntem se não quer escrever uma frase ou pequeno parágrafo para que possam usar essa opinião como marketing. Podem igualmente criar uma página de autor e do livro na rede Goodreads. A rede Goodreads é a maior rede social para leitores e autores. Podem entrar em contacto com todos eles e vocês próprios escreverem as vossas opiniões de livros, ou simplesmente manter uma biblioteca digital dos livros que têm, que estão a ler e querem comprar. Podem também até definir limites anuais de leitura, escrever publicações, ter uma página de autor, e até indicarem em que página vão de um determinado livro.
Vê aqui, por exemplo, a página do Esquecido.
Nota: Aqui podem também usar os super-poderes do Canvas 🙂
Fico à espera das vossas ideias 😀
3 thoughts on “Dicas: O marketing!”