Já perdi conta à quantidade de vezes que vos falei dos diversos dramas de um autor e da forma como estes moldam o trabalho de uma Editora. A respeito deste último ponto, entrevistei um Editor Executivo por forma a trazer para o blogue um pouco do que se passa nos bastidores. Foi assim, com estas linhas editoriais do blogue em mente, e para preparar um pouco o que irá acontecer no blogue em 2021, decidi avançar com algo que queria fazer há muito.
Quanto te custou publicar um livro?
Afinal o que vos estou a dizer? Bem, na verdade, o que vos “estou a dizer” é que quero saber da vossa experiência. Compreender e, sobretudo, mostrar aos leitores quanto custa publicar um livro. Quanto é o dinheiro gasto não só na edição, como numa eventual revisão independente, no marketing, nas deslocações para a promoção do livro e por aí em diante.
São dados sensíveis
Quando se fala em dinheiro a coisa mais comum é existir um retraimento. É informação sensível e, em alguns casos, poderá mesmo ser confidencial. Foi a pensar neste respeito pelo autor e Editoras, que o inquérito que vos apresento foi elaborado no Google Forms. Uma plataforma que permite uma resposta sem a necessidade de se afiliar um nome e/ou e-mail.
A quem se destina?
Este “estudo” é destinado a todos aqueles que já publicaram, ou vão publicar, um livro. Quer seja de forma independente, quer por uma Editora, existem opções e campos abertos que se destinam a estas formas de edição. Se for um autor com vários livros poderá, se quiser, preencher um questionário para cada um dos mesmos.
Aceder ao Questionário
Notas:
- Os dados só serão acedidos por mim.
- Os dados do questionário serão utilizados por meio dos grafismos da plataforma.
- Os resultados obtidos serão partilhados no decorrer do primeiro semestre de 2021.