Para aqueles que não sabem — ou que tenham perdido as publicações onde referi a importância desta rede — o Goodreads é a maior e mais completa rede social literária. Disponível em qualquer ecrã, torna-se facilmente possível adicionar novas, futuras e desejadas leituras, atualizar o nosso progresso, guardar e partilhar citações, participar em dádivas de livros, seguir e fazer perguntas aos nossos autores e por aí fora.

Face à importância deste rede na vida dos autores, tem sido frequente ter quem me pergunta como adiciono livros a este site. A pensar nisso, resolvi escrever-vos este artigo que, não só vos ensina, como vos dá algumas notas importantes.

Adicionar um livro

Este processo só se torna possível por meio de um navegador ou, no caso de tablets ou telemóveis, da ativação do modo vista web. Como esta adição à biblioteca do Goodreads é importante, irei só considerar como válida a adição de livros pelo computador. Desta forma, tudo começa no site principal (www.goodreads.com) e na pesquisa por um livro.

Ao pesquisarmos por um livro e não constar que está lá ou que, simplesmente, não aparece à primeira, podemos facilmente selecionar a opção de mostrar mais ao carregar em “See all results for [NOME DO LIVRO]”

Uma vez nesta página, iremos querer olhar para a coluna do lado direito, aquela com diversas hiperligações. Com a nossa atenção para lá voltada, iremos selecionar a opção de adicionar manualmente um livro, isto é: “Manually add a book”. É a primeira opção, pelo que não tem nada que enganar.

É aqui que começa toda a diversão, onde se torna possível adicionar os diversos detalhes da nossa história. Algo que vai desde o título, à sinopse, passando pelo idioma, edição, formato e língua.

É também nesta página que temos a opção de adicionar uma capa na coluna do lado direito, no botão que diz “Escolher uma Imagem”. Porém, torna-se importante ter em atenção alguns aspetos:

  • Uma vez carregada a capa, esta não pode ser alterada;
  • Para qualquer alteração, nem que seja a remoção do livro ou de uma edição, terás de enviar um e-mail aos bibliotecários da rede para pedir que eliminem o livro. Isto pode ser um processo longo e demorado!

E que mais posso adicionar?

O bom do Goodreads é que podes agregar diversas edições ao mesmo livro. Isto é: se o teu livro estiver disponível em formato físico, e-book e seus diversos formatos ou até em audiolivro, podes juntar tudo.

Isto é sempre importante, não só como teu registo pessoal, como de incentivo aos leitores a descobrir a história no formato que mais gostam. Para adicionar novas versões é fácil, sendo necessário aceder à página do livro e escolher a opção “Add a new edition”. Depois é só preencher os campos necessários e selecionar o novo formato ou até uma nova capa.

O que mais tenho de saber?

O ponto principal nesta adição de um livro à biblioteca do Goodreads é a atenção que temos de ter aos detalhes e ao que vamos realmente adicionar. Importa termos cuidado com a imagem que vamos escolher, pois uma vez adicionado o livro, não a poderemos voltar a mudar. Podemos, sim, adicionar uma nova capa, mas isto irá criar automaticamente uma nova edição do livro. Contudo, o ponto positivo é que poderemos adicionar esta nova edição como a padrão. Foi algo que fiz com o Esquecido, em que o adicionei à base de dados com uma capa criada por mim para, mais tarde, criar a edição correspondente à sua publicação. Honestamente, preferia ter esperado porque fiquei com uma edição desnecessária e que só ocupa espaço.

Também se pode adicionar livros não publicados, isto é: livros sem ISBN. Fiz isto para contos e histórias no Wattpad e o processo é o mesmo ao de cima. Todavia, importa dar-vos a conhecer que não se podem fazer upload de uma nova capa sem criar uma nova edição. Claro que isto vai dar ao mesmo, mas é um detalhe importante.

Outra coisa importante, e que me faz confusão, é quando vejo livros com marcas da loja Wook. Por mais fácil que seja ir lá buscar a imagem, se fores autor deves procurar usar a imagem oficial fornecida pela editora. Se fores leitor tenta, por favor, procurar uma imagem sem marca de água. Isto é da extrema importância visto que o autor depois não a poderá alterar.

Tens mais dúvidas? Contacta-me!

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.