Vivemos na era das séries e série que são adaptações de filmes/livros. É comum. Quase que banal. Exemplos disso são as futuras adaptações das sagas Resident Evil e As Crónicas de Narnia, pela Netflix. Ou até pelas Aventuras de Sabrina, Riverdale, A Bússola Dourada pela BBC, e para a futura série baseada na saga O Senhor dos Anéis. Estes são os exemplos mais recentes, mas sabemos que o cinema está recheado deles, como o Harry Potter.
Acontece que estamos a testemunhar tanta adaptação, que algo surge sempre: as pessoas que não gostam. E este post é sobre essas pessoas. As que, nos dias de hoje, criticam tanto uma coisa e apelam ao seu cancelamento, quando simplesmente poderiam deixar de ver. Não parece simples? Isto leva a outra questão, que é o conseguir deixar de seguir uma série que achamos estar a tornar-se chata, aborrecida ou somente parva. Mas porque é que isso é tão complicado?
Nos dias de hoje os comentários de ódio sobre estas questões são tantos, que mais parece que cada espetador tem algum direito editorial sobre o conteúdo adaptado. Porque a questão é essa mesmo: adaptado. Adaptação!
adaptação
nome feminino
1. ato ou efeito de adaptar(-se)
3.utilização de um objeto para um fim diferente daquele a que se destinava originalmente
4.série de transformações realizadas numa obra de forma a adequá-la a um público diferente ou a transpôla para o cinema, a televisão, o teatro, etc
Compreendo que a questão seja um espetador ver uma história pela sua perspetiva e ter receio do estrago que possam fazer. Mas será que é necessário a existência de comentários negativos e de ódio quando somos livres a escolher ver ou não ver? O triste disto é que muito destas questões enchem páginas do Twitter a criticar atores, elementos de produção e por aí fora, tudo porque o cabelo de uma personagem deveria ser castanho, e não ruivo. Ou a cor dos olhos, que deveria ser x, e não y. Ou até mesmo porque a história deveria ter sido só daquele ponto de vista e pronto. Um bocadinho do que já vos falei sobre a série 13 Razões.
Eu confesso que ao longo dos anos fui abandonando algumas séries, como Glee, Vampire Diaries, Walking Dead, Frequency, The Followers e Revolution, que por mais que me custe, dou graças a Deus por isso. Uma pessoa tem tanto conteúdo por explorar que quanto mais precisos formos nas escolhas, melhor.
O que acham vocês? Compreendem ou concordam com os comentários dos dias de hoje sobre estas temáticas, ou vocês conseguem deixar de seguir uma série sem alarido? Acham fácil a interpretação do termo “adaptação”?
One thought on “Quando não se gosta de uma série/adaptação”